sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Preparo feito da maneira errada pode alterar o resultado de exames

Recomendações devem ser seguidas para evitar falsos resultados.
Cerca de 60% dos erros acontecem por problemas no preparo ou coleta


A lista de preparo para os exames tem importância e deve ser seguida à risca. Qualquer deslize nas recomendações dos médicos pode alterar o resultado e diagnosticar problemas inexistentes. No caso do P.S.A., exame que avalia a próstata do homem, a preparação inadequada pode indicar o falso diagnóstico de câncer, por exemplo.
Exames como o hemograma, urina, fezes, triglicérides, colesterol e glicemia também são importantes ferramentas para ajudar no diagnóstico e controle de doenças, como explicou o clínico geral Alfredo Salim no Bem Estar desta quinta-feira (13).
Mas cerca de 60% dos erros nos resultados acontecem por problemas no preparo ou na coleta. Por isso, é importante que as recomendações sejam levadas a sério e feitas com atenção. (veja no quadro abaixo o preparo indicado para alguns exames)

PREPARO PARA EXAMES
ColesterolTriglicéridesGlicemiaP.S.A.
PreparoJejum de 12 horasJejum de 12 horas
Evitar atividade física 2 ou 3 dias antes
Evitar bebidas alcoólicas 72 horas antes
Jejum de 8 horasEvitar andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo
três dias antes
Evitar relações sexuais
três dias antes
Evitar atividade física,
como corrida ou academia
Se não fizer direito...Resultado sai alterado
e aumenta
falsamente o colesterol.
Resultado
pode ser falso.
Tomar um copo de vinho na véspera
pode elevar o
nível de gordura
e alterar o exame.
Resultado pode
sair alterado.
Movimentos na próstata
podem alterar seu volume e
falsear o resultado já que a próstata aumentada pode ser
um indicativo de câncer
Outros exames que podem ser alterados por causa do preparo errado são os de urina e fezes. O exame de urina pede quatro horas antes sem urinar e que seja a primeira urina da manhã.
A recomendação é ainda maior para as mulheres, que devem evitar o uso de cremes e desodorantes íntimos e não estarem menstruadas, a não ser em casos de emergência. A alteração no resultado por causa da falta de preparo pode indicar uma falsa doença e preocupar o paciente sem motivo.
A única recomendação do exame de fezes é colher a amostra em um frasco limpo e seco, de preferência fornecido pelo laboratório, para evitar contaminação. Frascos sujos podem ter substâncias que adulteram o resultado.
O preparo do hemograma, exame de sangue, pede jejum de quatro a oito horas. Mas segundo o patologista clínico Nairo Massakazu Sumita, esse exame é o menos prejudicado caso o preparo não seja seguido totalmente.
O jejum é uma recomendação importante e é essencial que o paciente suspenda totalmente a ingestão de alimentos. Consumir uma pequena bolacha ou tomar uma xícara de café já acaba com o jejum e o exame não pode mais ser feito, mas o paciente pode beber um pouco de água, se quiser. Vale também tirar todas as dúvidas sobre a preparação com o médico no laboratório onde será feito o exame para não correr o risco de errar.
Pessoas que tomam remédios como antibióticos e antiinflamatórios devem avisar o médico porque esses medicamentos também podem interferir no resultado de alguns exames. Nesses casos, o médico vai avaliar se o paciente precisa suspender os remédios ou se deve tomar a dose depois de realizar o exame.

fomte: bemestar

Nenhum comentário:

Postar um comentário