terça-feira, 4 de setembro de 2012

Exercícios vocais melhoram a fala e corrigem língua presa e língua solta




A língua é responsável por importantes funções do corpo, como a fala.
Problemas, como a língua presa ou solta, podem atrapalhar essas funções
A língua é uma parte importante do corpo, com diversas funções importantes, como falar e mastigar, por exemplo. Mas existem alguns problemas que podem atrapalhar essas funções, como a língua presa e a língua solta.
No Bem Estar desta terça-feira (4), a fonoaudióloga Leny Kyrillos mostrou que, com alguns exercícios vocais, esses problemas podem ser tratados e até mesmo corrigidos. Além disso, alguns exercícios podem ajudar também a melhorar a fala de pessoas que não têm nenhum desses problemas
Além das funções importantes da língua, ela também pode influenciar na postura. Segundo a dentista e especialista em ortopedia funcional do maxilar, Gorete Yacoub, quando a língua se espalha pela boca, ela empurra a mandíbula e a cabeça para a frente.
Se a língua fica para trás, acontece o contrário e a pessoa pode ficar levemente curvada. A língua que chega mais à frente puxa também a laringe e a pessoa pode falar com o som mais agudo. O exercício para corrigir a posição da língua é sugá-la no céu da boca e puxá-la para trás, como mostrou a fonoaudióloga Leny Kyrillos.
No caso da língua presa, além dos exercícios, há também a possibilidade de cortar o freio lingual. A alteração é genética e deve ser investigada principalmente se alguém da família já tiver o problema. Ela aparece desde o nascimento e dificulta os movimentos da língua da criança. Esse problema traz dificuldades durante a amamentação, além de prejudicar no futuro também mastigar, engolir, lamber, beijar e, principalmente, falar.
Já a língua flácida empurra os dentes e pode desenvolver problemas como a mordida aberta, a mordida fechada e a mandíbula projetada para a frente.
O contrário também pode acontecer, ou seja, os dentes tortos podem atrapalhar o posicionamento da língua. Geralmente, quem tem esse problema costuma dormir com a boca aberta porque tem dificuldades para fechá-la.
Para evitar a flacidez da língua, os médicos recomendam que, desde a infância, as crianças comam alimentos mais sólidos, que exigem a mastigação. Isso ajuda a estimular o tônus da bochecha e da língua. A amamentação é importante também para estimular a sucção.

O Bem Estar mostrou que atualmente existe um teste feito nos bebês para identificar precocemente algum problema na língua e, caso seja recomendação dos médicos, essa criança pode cortar o freio para corrigir esse problema.
Mas, segundo a dentista e especialista em ortopedia funcional do maxilar, Gorete Yacoub, só a cirurgia não resolve - é preciso também fazer os exercícios fonoaudiológicos.
Como tratamento, a ortopedia funcional do maxilar usa aparelhos móveis, que estimulam a deglutição, a mastigação e a fala. Quando essas funções estão equilibradas, há naturalmente uma melhora na respiração. Esses aparelhos são desenhados pela especialista de acordo com a necessidade do paciente e serve para mudar a postura da mandíbula, colocando-a para frente ou para trás, alargar a arcada dentária, e posicionar a língua corretamente.
A dificuldade para engolir também pode ser um problema na língua. Nesse caso, é feito o exame chamado deglutograma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário