sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ALERGIAS

                                          ALERGIAS
 que é uma alergia?
Uma alergia é uma resposta imunológica a uma determinada substância que se considera nociva para o próprio organismo, quando não o deveria ser. O nosso sistema imunológico possui uma memória prodigiosa, logo, assim que cataloga o inimigo, reage com rapidez a qualquer incursão que este realize, segregando anti-corpos específicos. Esta hipersensibilidade define a alergia.

Que tipos de alergias existem?
Catalogam-se três tipos de alergias: respiratórias, alimentares e dermatológicas, segundo o sistema do organismo que afectam. As alergias respiratórias são as mais comuns, incluindo a febre dos fenos ou renite alérgica sazonal, a renite alérgica perene e a asma. De qualquer forma, não se pode fazer uma divisão clara já que, por exemplo, um mesmo alimento pode estar na origem de um eczema ou dermatite atópica num bebé, e também provocar asma numa criança de 6 a 12 anos. Assim, as causas e os efeitos dos diferentes tipos de alergia estão muito interrelacionadas.

Quais são os sintomas mais comuns?
Na sua manifestação na pele: eczemas ou dermatite atópica (inflamação, rubor, ardor na boca e secura), edemas (inchaço por acumulação de água). Na sua manifestação a nível digestivo: vómitos, diarreia, dor abdominal, etc, e sobre o sistema respiratório: espirros, corrimento nasal, tosse e dificuldade respiratória.

Alergia e intolerância são o mesmo?
Não, mas podem confundir-se. Uma alergia é uma reacção anormal do nosso sistema imunitário ao que ele considera como um "alergeno". Uma intolerância é uma incapacidade do nosso organismo em absorver e metabolizar uma substância, sem a acção do sistema imunitário. Um exemplo clássico é o leite de vaca: pode-se ser alérgico a ele, especialmente às suas proteínas, ou pode-se ser intolerante, ou seja, não ter uma enzima que permite desdobrar um hidrato de carbono concreto, a lactose.

Como é que o stress influencia as alergias?
Está provado que o stress potencia a reacção alérgica. Alguns autores atribuem este facto à maior emissão de adrenalina, que diminui a irrigação sanguínea no sistema digestivo, reduzindo a capacidade de digestão dos diversos alimentos.

Se os meus pais são alérgicos, eu e os meus filhos temos maior probabilidade de o sermos também?
Existe uma predisposição genética para sofrer de alergia. Assim, 8 em cada 10 crianças podem ser alérgicas, se ambos os pais também o são.

É verdade que o número de alergias tem aumentado porque hoje em dia existe mais higiene?
Este argumento é defendido pela corrente higienista moderna, que diz que quanto mais protecção e cuidado se tem em relação aos parasitas e germes, mais aumentam os casos de reacções alérgicas. Por exemplo, havia menos crianças alérgicas aos animais quando viviam nas quintas, em contacto directo com eles. Contudo, outros especialistas apontam como factores causais: as mudanças nos hábitos de consumo, a introdução de novos alimentos, o uso de corantes e conservantes e, ainda, as consequências da cada vez maior contaminação do meio ambiente

Existe apenas a alergia ao pólen?
Não, entre os outros alergenos responsáveis por uma manifestação alérgica, encontram-se o pó, os fungos, o mofo, as fezes das baratas, os pêlos, penas e escamas de animais, além do tabaco, da poluição e o consumo de certos alimentos.

As alergias estão relacionadas com a asma?
De facto, quase todos os casos de asma têm uma origem alérgica. Podem provocá-la os mesmos alergenos relacionados com a renite alérgica, como os ácaros do pó ou o pólen. Geralmente, têm início na infância, a partir dos 6 anos de idade.
Quais são os sintomas específicos da asma?
A asma caracteriza-se pela tosse, sibilos no peito, opressão torácica e dificuldade em respirar, sobretudo durante a noite e madrugada.
A conjuntivite pode ter uma origem alérgica?
Sim, de facto é também um dos sintomas associados à renite alérgica sazonal ou febre dos fenos, provocada pelos pólenes.
Outros são os espirros, a congestão nasal, o corrimento nasal e, inclusive, a faringite.

Tenho sempre pingo no nariz, pode tratar-se
de uma alergia?

Poderia tratar-se de uma renite alérgica perene, não relacionada com a primavera ou o verão, como ocorre com a febre dos fenos. De qualquer forma, só um especialista pode fazer um diagnóstico correcto com os testes cutâneos necessários. Consulte o seu médico.

É verdade que as alergias alimentares podem desencadear a asma ou a febre dos fenos?
Assim se foi provado em numerosos estudos que identificaram as alergias alimentares como factores desencadeantes da asma ou da febre dos fenos. Os aditivos alimentares também podem desencadear crises alérgicas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário